Skip to main content

A marca.

O tempo é um bem precioso. Já dizia José Saramago, “não tenhamos pressa, mas não percamos tempo” para respirar, descobrir, aprender, explorar, saborear, despertar em nós sentimentos de que, sem nunca termos pensado, sempre precisamos para viver em pleno.

A génese da marca

Mondego-Bussaco: três municípios, um destino

O projeto Mondego-Bussaco nasce de uma vontade partilhada dos municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova em desenvolver uma marca que os una como um só destino turístico, com o desígnio maior de valorizar a sua oferta de forma integrada e sustentada. 

Os três territórios moldaram-se à imagem de dois principais recursos, a serra do Bussaco e o rio Mondego, elementos paisagísticos que conferem a estes territórios um semblante cromático fascinante que varia entre o verde e azul. 

É assente neles que nasce um novo destino turístico: Mondego-Bussaco. Um destino que alia a riqueza natural à reconhecida oferta patrimonial e gastronómica, transversal aos três territórios.  Um destino que nos convida a viver a vida, com tempo.

O claim

Onde o tempo,
leva tempo.

No território Mondego-Bussaco, o ritmo abranda e o tempo leva tempo, premissa inerente à construção da paisagem e ao fortalecimento da essência da cultura local e das suas gentes.  

Com tempo, o rio encontrou o seu compasso, a serra elevou-se e floresceu, as uvas cresceram para a vindima e as receitas passaram de geração em geração, imortalizando no paladar a autenticidade dos sabores locais. 

Quem visita o destino demora-se nos convívios à mesa, nas caminhadas pela natureza, nas visitas aos monumentos e nos momentos de reflexão, criando memórias que fazem do tempo bem vivido e saudosamente recordado. 

Conhecer verdadeiramente o território implica, também, dar-lhe algum do nosso tempo, senti-lo, ouvi-lo, cheirá-lo e contemplá-lo para que nenhum pormenor seja negligenciado e o seu exímio trabalho seja devidamente admirado.  

Palavras que nos definem

Convívio Ar Puro Repensar Relaxar Ritmo Lento Abrandar Reunião Encontros Sorrisos Reencontros Serenidade Conforto Aconchego Conexão Harmonia Partilha Introspeção Descoberta Calma Inspirar Expirar Vivacidade História Natureza Bem-Estar Herança Tradição Abstração 

Os nossos valores

A essência da marca reside nos seus valores

União

Um espírito partilhado por todos os intervenientes que se comprometem a trabalhar a mesma visão e objetivos. 

Qualidade  

Um território exigente, dedicado e comprometido em apresentar a sua melhor versão a quem o visita. 

Autenticidade 

Uma forma de estar coletiva que convida e conforta, como se de casa e família se tratasse. 

Sustentabilidade 

Um destino ciente da importância e vulnerabilidade dos recursos, que promove ativamente a sua preservação e uso responsável. 

A imagem

A serra do Bussaco e o rio Mondego conferem ao território um enquadramento cénico de rara beleza com uma paleta cromática que vive entre o verde e o azul. 

O símbolo da marca Mondego-Bussaco representa esse cenário e apropria-se da sua paleta cromática. Procura ilustrar numa só imagem o ritmo lento da Natureza que convida a abrandar quem visita este território: desde a árvore que, a seu tempo, cresce e prospera; à água que lentamente molda a paisagem, com a sua passagem, ao longo do tempo.

Ramos dos cedros unidos
Representam um território unificado que, numa relação simbiótica, prospera em conjunto.

Cedros-do-Buçaco
Representam a Serra do Bussaco e o seu manto verde viçoso que recai sobre o território.

Ondulação
Representa o curso do Rio Mondego que, inserido num território de relevo acidentado, cria um enquadramento único.