Experiências para desvendar
Dê tempo à nossa Natureza
Os quatros elementos naturais, terra, água, fogo e ar, vivem em plena harmonia e equilíbrio no território transmitindo toda a sua força e dinamismo para a natureza envolvente. Conhecer verdadeiramente esta realidade, que demorou anos a esboçar, implica, também, dar-lhe algum do nosso tempo para senti-la, ouvi-la, cheirá-la e admirá-la devidamente.
São várias as experiências de natureza que o destino propõe, por isso, demore-se a desvendar cada segredo que a Mata do Bussaco guarda, debruce-se sobre a imponência da Livraria do Mondego ou aventure-se no azul profundo da Albufeira da Barragem da Aguieira.
Sem pressas, dê tempo ao território para se apresentar.
Livraria do Mondego
Penacova
A Livraria do Mondego é um monumento natural esculpido, pelo tempo, com mais de 400 milhões de anos. Tal como o próprio nome descreve é uma escultura vertical alta de quartzitos ordovícicos, que aparenta a imagem de livros numa estante.
Galopim de Carvalho classificou a Livravria do Mondego como um Geomonumento. Também é considerado um dos mais singulares monumentos naturais de Portugal.
Pode observar este monumento na margem do Rio Mondego, junto à rota turística da EN2 e IP3, em Penacova.
Localização:
7PMP+PC7, Penacova
Mata Nacional do Bussaco
Mealhada
Sabia que a Mata Nacional do Bussaco possui um património de valor incalculável?
Com 105 hectares e uma das melhores coleções dendrológicas da Europa com aproximadamente 250 espécies de árvores e arbustos. Os trilhos que aqui existem permitem desfrutar da natureza e da história da mata, e sentir-se envolvido pela magia do lugar.
A Mata Nacional do Bussaco é um lugar repleto de memórias, tendo outrora sido refúgio para os monges e reis e palco de batalhas entre as tropas anglo-lusas e as tropas francesas. A história está presente a cada passo que dê.
Localização:
R. Porta do Buçaco 56, 3050-261 Luso
Contactos:
Fundação Mata do Bussaco
+351 231 937 000 // atividades@fmb.pt
Albufeira e Barragem da Aguieira
Mortágua
A Barragem da Aguieira está limitada pelos concelhos de Mortágua e Penacova. Localizada no leito do rio Mondego, maior rio inteiramente português, é considerada uma das mais imponentes barragens de Portugal, com cerca de 90m de altura.
Na Albufeira da Aguieira pode contemplar o azul da água e o verde da floresta em plena harmonia, tornando-se assim, o local ideal para quem gosta de estar em contacto com a natureza, praticar desportos náuticos como vela, remo e canoagem, ou simplesmente, passear de barco.
Localização:
Albufeira da Aguieira
Aquífero Termal do Luso
Mealhada
A água mineral natural de Luso tem origem na água da chuva infiltrada na Serra do Bussaco, em rochas de quartzo designadas por quartzitos. Após esta infiltração percorre um circuito com mais de 500 metros de profundidade, o que leva a um aquecimento da água acima dos 30 graus. Este circuito é denominado de aquífero e termina na vila do Luso.
A icónica fonte de São João, também conhecida como a fonte das Onze Bicas, é uma fonte de abastecimento pública de água de Luso, onde diariamente quer a população moradora quer visitante pode encher garrafas (ou mesmo garrafões) para consumo próprio. Reza a lenda que quem beber na terceira bica, casa no Luso!
Localização:
R. Emídio Navarro 25, 3050-224 Luso
Praia Fluvial do Vimieiro
Penacova
A Praia Fluvial do Vimeiro, em Penacova, foi eleita em 2023, pela revista Guia das Praias Fluviais, a Praia Fluvial do Ano.
Perto do local onde o rio Alva se une com o rio Mondego, encontra a Praia Fluvial do Vimeiro, espaço que se destaca pela envolvência bucólica da paisagem. A praia possui bandeira azul, restaurante/bar, vários alojamentos e parque de estacionamento.
Aproveite para no final do dia visitar as casas de xisto e os moinhos de água, que se encontram junto à praia.
Localização:
Praia Fluvial do Vimieiro
Quedas de água das Paredes
Mortágua
O trilho das Quedas de Água de Paredes é um percurso linear com cerca de 7 quilómetros que termina nas Quedas de Água, na aldeia de Paredes.
As Quedas de Água de Paredes são várias gargantas de água que caem do alto da serra e desaguam em pequenas piscinas naturais. No verão estas piscinas são o local ideal para tomar banho nas águas puras e frescas da serra, que nos fazem descansar em pleno.
Localização:
R. Colos 3
Parque Urbano das Nogueiras
Mortágua
O Parque Urbano das Nogueiras é um recanto no centro da vila de Mortágua, com uma área repleta de inúmeras espécies de árvores e com a presença de um ribeirinho.
O parque é o lugar ideal para passar tempo com a família e amigos, relaxar e recarregar energias. Aqui pode encontrar mesas de piquenique, bancos de jardim, passadiços para pequenas caminhadas e um parque infantil. Um ótimo espaço para momentos em família, onde os sorrisos serão sinceros e profundos.
Localização:
Rua Parque das Nogueiras, 3450-138 Mortágua
Miradouro Penedo do Castro
Penacova
Penacova possui inúmeros percursos pedestres com vistas encantadoras sobre o concelho, o rio Mondego e a Serra. Dê tempo e percorra o percurso PR1-Penacova e siga pelas margens do Rio Mondego, permitindo-se descobrir o património cultural, geológico, paisagístico e natural de Penacova.
O miradouro Penedo do Castro é o ponto mais alto da vila, nele pode apreciar uma vista esplêndida sobre Penacova e muitas vezes sentir-se acima das nuvens. Uma experiência memorável, por certo. O miradouro é uma homenagem ao escritor Augusto Mendes Simões de Castro, um dos grandes divulgadores das belezas naturais da região.
Localização:
Bairro da Portela 15, Penacova
Serras do Caramulo e Bussaco
Mortágua
Mortágua está envolvida pelas serras do Caramulo e do Bussaco, dois espaços para quem gosta de explorar e conhecer a história presente na natureza.
Se adora desportos no meio da natureza, e está sempre aberto a um novo desafio, aproveite as duas serras para desfrutar dos caminhos florestais, trilhos, percursos pedestres e de BTT. Aqui, sempre que inspira sentirá ar puro.